LIÇÃO 3 [ADULTOS] –A Natureza Do Ser Humano - Escola Dominical EBD- 1° trimestre de 2020


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LIÇÃO 3 [ADULTOS] –A Natureza Do Ser Humano - Escola Dominical EBD- 1° Trimestre de 2020.


-COMENTÁRIO DO TEXTO ÁUREO:

''E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.''

Comentários

Thomas Coke

1 Tessalonicenses 5:23 E o próprio Deus da paz, — quot; E que o próprio Deus, que é reconciliado a você pelo sangue de Cristo, e seja o autor, doador e aprovador de paz uns com os outros, e em suas próprias consciências, e de toda forma de prosperidade; que ele purga completamente toda a sua pessoa de toda a iniqüidade e faça de você eminentemente participante de sua santidade. Eu traduziria o original ολοκληρονυμω957;, toda a sua pessoa, porque a palavra significa o todo de uma coisa dada por lote, conseqüentemente o todo de qualquer coisa; e aqui toda a estrutura da nossa natureza, toda a nossa pessoa. Assim, o Dr. Chandler mostrou que esta palavra é aplicada a uma cidade cujos edifícios estão todos de pé; e a um império, que tem todas as suas províncias; e para um exército cujas tropas não diminuem por nenhum acidente ou calamidade.
Todo o seu espírito, alma e corpo,  Os pitagóricos , Platonistas e estóicos, dividiram a parte imaterial do homem em espírito e alma; uma opinião que eles parecem ter derivado da tradição mais antient, fundada, talvez, na narrativa mosaica da formação do homem, Gênesis 2: 7 onde é dito, que Deus formou o homem, seu corpo, do pó da terra, e soprou no homem o fôlego da vida, / i> ou vidas; e, por meio dessa união, o homem tornou-se uma alma vivente, participante de uma vida sensível e também de vida arial. Em suma, a oração do apostolado inclui pelo menos isso, —que eles podem ser santificados, de quantas partes constitutivas sua natureza consistiu. Dr. Heylin tem isso, Que cada parte de você, seu espírito...

John Wesley

E que o Deus da paz te santifique - Pela paz que ele opera em você, que é um grande meio de santificação. Totalmente - A palavra significa total e perfeitamente; cada parte e tudo o que lhe diz respeito; tudo que é de ou sobre você. E possa o todo de você, o espírito e a alma e o corpo - justo antes que ele lhe dissesse; agora ele os denomina de seu estado espiritual. O espírito - Gálatas 6: 8 ; desejando que ela possa ser preservada inteira e inteira: então, de seu estado natural, a alma e o corpo; (pois estes dois compõem toda a natureza do homem, desejando que ele seja preservado sem culpa até que o vinda de Cristo. Para explicar isso um pouco mais: dos três aqui mencionados, apenas os dois últimos são as partes constituintes naturais do homem. O primeiro é adventício e o dom sobrenatural de Deus só pode ser encontrado em cristãos. Esse homem não pode consistir de três partes, aparece daí: A alma é ou não matéria: não há médium. Mas se é matéria, é parte do corpo: se não importa, coincide com o Espírito.



-COMENTÁRIO DA LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:




-COMENTÁRIO DO TÓPICO I:


I – A COMPLEXIDADE DO SER HUMANO:
1.1 Sobre a constituição do homem, existem varias correntes de pensamento. Vamos analisar as três principais que são: Unitarismos, Dicotomismo e Tricotomismo. 

 • Unitarismo ou Monismo É uma corrente doutrinaria que ensina que o homem é um só todo, uma só parte, não havendo qualquer divisão em sua constituição; ou seja, não existe alma ou qualquer parte do ser humano que sobreviva a morte. Para os monistas, o ser humano constitui-se de uma unidade indivisível. Essa visão é ensinada pelos adventistas do sétimo dia e por alguns materialistas para sustentar ensinos contrários as escrituras.

 • Dicotomismo Essa doutrina ensina que há dois elementos, ou partes constitutivas, do homem: a parte material e imaterial. Baseiam-se no fato de os termos alma e espírito, às vezes, na bíblia, serem sinônimos, ou intercambiáveis entre si. Em suma, dizem os dicotomistas que a alma e o espirito são a mesma coisa.

 • Tricotomismo Os chamados tricotomista, (posição adotada, principalmente pelas assembleias de Deus) entendem que o homem é formado de três partes distintivas: corpo, alma e espirito.

 2.1 Os principais textos que fundamentam a visão tricotomista são: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus 4:12). E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (1 Tessalonicenses 5:23). E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente (Gênesis 2:7).


COMENTÁRIO DO TÓPICO II:

II – AS CARACTÉRISTICAS DO SER HUMANO:

    2.1 O corpo é o lado material do homem; o salmista diante da formação do corpo exclamou: Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia (Salmos 139:14-16).
 2.2 A escatologia individual acentua a importância do corpo nos eventos futuros, embora condenado a morte pela transgressão cometida no Éden, o corpo daqueles que se renderem a Cristo, será: (1) Ressuscitado, caso venha a morre (1 Ts 4.13-14); (2) Se estivermos vivos no dia do arrebatamento da igreja, esse corpo será transformado, conforme (1 Co 15.51-54). É importante acentuar que o corpo dos salvos será ressuscitado ou transformado ainda vivo para a encontra-se com Cristo e desfrutar de Deus para sempre; porém, os não salvos ressuscitarão para vergonha e condenação eterna (Dn 12.2; Mt 10.28). 




-COMENTÁRIO DO TÓPICO III:

III – A ALMA, O NOSSO ELO COM O MUNDO EXTERIOR 

3.1 Nesse tópico da lição, apresentaremos as principais correntes de pensamento sobre a “origem da alma.” As três principais são: 

  1) O preexistencialismo. Essa doutrina, preconiza que as almas das pessoas existem no céu muito antes dos corpos serem concebidos no ventre das mães, e que Deus depois traz a alma à terra, unindo-a ao corpo do bebê enquanto ele se desenvolve no útero. Mas essa tese não tem apoio de teólogos católicos nem protestantes, e se aproxima perigosamente das ideias de reencarnação encontradas nas religiões orientais; os mórmons creem nessa doutrina, ainda que não do mesmo modo das religiões orientais. 

  2) O traducionismo. Segundo o traducionismo, as almas são transmitidas pelos pais aos filhos. Alguns teólogos bem conhecidos criam nessa teoria; como Lutero, Culver, Strong e muitos outros. 

  3) O criacionismo. Na visão do criacionismo, (adotada pelas assembleias de Deus), cada alma é criada imediatamente por Deus. No principio da criação, o corpo veio da terra e a alma veio de Deus, portanto, são duas substâncias diferentes. Cremos que há uma participação humana e divina do processo da gestação; o corpo é formado no ventre materno e a alma é criada e dada por Deus (Ec 12.7). Por diversas razões e fundamentados na bíblia cremos que a visão do criacionismo é a que mais se harmoniza com a bíblia, (Is 42.5; Zc 12.1). 

3.2 Não podemos deixar de refutar o equívoco teológico adotado pelos adventistas do sétimo dia chamado de “O sono da alma.” Para igreja Adventista, ao morrer, o homem entra em um estado de sono, enquanto que as igrejas históricas-cristãs ensinam que ao morrer o homem vai para o céu ou para o inferno e o indivíduo continua consciente, isto é, a alma está viva e não dormindo. Para fundamentar essa doutrina, os adventistas usam Eclesiastes 9.5 que diz: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento (Eclesiastes 9:5).” Mas, o contexto desta passagem está falando da relação dos mortos com a vida terrena, e não sobre o estado da alma depois da morte. Lógico que o corpo quando morre não tem mais nenhuma relação com a vida aqui deste mundo e, é exatamente a isso que o texto está se referindo. No mesmo livro encontramos uma passagem que diz que: “O corpo volta ao pó e o espírito para Deus que o deu (Ec 12.7).” Portanto, concluímos que a doutrina do sono da alma não se sustenta a luz das escrituras.



-COMENTÁRIO DO TÓPICO IV:

IV – O ESPÍRITO E O NOSSO CONTATO COM DEUS:

  4.1 O espírito do homem não é simples sopro ou fôlego, é vida imortal (Ec 12.7; Lc 20.37; 1Co 15.53; Dn 12.2). O espírito é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem. Certo autor cristão escreveu que “corpo, alma e espírito não são outra coisa que a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de Deus”. (Elienai Cabral. A tricotomia do homem.) 

4.2 Segundo as palavras de Paulo registradas em “Efésios 2.1”, o homem que vive no pecado está morto espiritualmente. Na condição de morto espiritual, há um vazio em seu ser que não pode ser preenchido com nada material, isto é, riquezas, homens ou mulheres, viagens e conquistas pessoais; esse vazio é a ausência de um espirito vivo em contato com seu criador, por isso afirmamos que na vida do homem entregue ao pecado existe um vazio do tamanho de Deus. 


-CONCLUSÃO:

O autor da lição conclui fazendo um apelo a santificação, portanto, queremos enfatizar essa solicitação com as palavras do escritos da carta aos hebreus que disse: “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hebreus 12:14).” Deste modo, finalizamos nossa lição enumerando as verdades que aprendemos nesse momento em que reservamos um tempo para estudar a palavra de Deus. 

(1) O corpo, a alma e o espirito precisão igualmente do trabalhar santificador de Deus. 

(2) Ter uma visão bíblia da doutrina do homem nos livrará de falsos ensinos, como o preexistencialismo e a doutrina do sono da alma. 

(3) Aprendemos que a tricotomia é a visão que melhor se encaixa na perspectiva bíblia. 




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