Lição 8 - O Inicio da Civilização Humana - EBD [Adultos] - 1° Trimestre de 2020.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE:
Gênesis 4.1-16
1 - E conheceu Adão a Eva, sua mulher,
e ela concebeu, e teve a Caim, e disse:
Alcancei do SENHOR um varão.
2 - E teve mais a seu irmão Abel; e
Abel foi pastor de ovelhas, e Caim foi
lavrador da terra.
3 - E aconteceu, ao cabo de dias, que
Caim trouxe do fruto da terra uma
oferta ao SENHOR.
4 - E Abel também trouxe dos primogênitos
das suas ovelhas e da sua
gordura; e atentou o SENHOR para Abel
e para a sua oferta.
5 - Mas para Caim e para a sua oferta
não atentou. E irou-se Caim fortemente,
e descaiu-lhe o seu semblante.
6 - E o SENHOR disse a Caim: Por que
te iraste? E por que descaiu o teu semblante?
7 - Se bem fi zeres, não haverá aceitação
para ti? E, se não fi zeres bem, o pecado
jaz à porta, e para ti será o seu desejo,
e sobre ele dominarás.
8 - E falou Caim com o seu irmão Abel;
e sucedeu que, estando eles no campo,
se levantou Caim contra o seu irmão
Abel e o matou.
9 - E disse o SENHOR a Caim: Onde está
Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei;
sou eu guardador do meu irmão?
10 - E disse Deus: Que fi zeste? A voz
do sangue do teu irmão clama a mim
desde a terra.
11 - E agora maldito és tu desde a terra,
que abriu a sua boca para receber da
tua mão o sangue do teu irmão.
12 - Quando lavrares a terra, não te
dará mais a sua força; fugitivo e errante
serás na terra.
13 - Então, disse Caim ao SENHOR: É
maior a minha maldade que a que
possa ser perdoada.
14 - Eis que hoje me lanças da face da
terra, e da tua face me esconderei; e serei
fugitivo e errante na terra, e será que
todo aquele que me achar me matará.
15 - O SENHOR, porém, disse-lhe: Portanto,
qualquer que matar a Caim sete
vezes será castigado. E pôs o SENHOR
um sinal em Caim, para que não o
ferisse qualquer que o achasse.
16 - E saiu Caim de diante da face do
SENHOR e habitou na terra de Node, da
banda do oriente do Éden.
INTRODUÇÃO:
Nesta lição, estudaremos a origem
da civilização humana. E, para tanto,
focaremos o capítulo quatro de Gênesis,
pois é justamente, aí, que encontramos
a primeira cidade construída pelo
homem.
Em seguida, veremos por
que a civilização é marcada
por tantos conflitos, dissoluções
e violência. Apesar de
tudo, Deus jamais deixou de
intervir nos negócios humanos:
além de Criador, Ele é o
Senhor de todas as coisas.
Concluindo a nossa aula, mostraremos
que somente o Evangelho de
Cristo pode redimir a civilização atual.
I – A ORIGEM DA
CIVILIZAÇÃO HUMANA
Neste tópico, definiremos a civilização
humana, realçaremos o casamento
como a base da civilização e
mostraremos o trabalho como o meio
de sua subsistência. A civilização é um
projeto de Deus.
1. Definindo a civilização.
Segundo o Dicionário Houaiss, civilização é o
conjunto de aspectos peculiares à vida intelectual, artística, moral e material de
uma época, de uma região, de um país
ou de uma sociedade. Foi o que Adão
e seus descendentes demonstraram
logo após a Queda (Gn cap. 4).
Se Adão não tivesse pecado, haveria
civilização? Sim, pois nessa hipótese,
o processo civilizacional
seria muito mais brilhante e
proveitoso, porque o homem
cumpriria, plenamente, a
vontade de Deus quanto ao
desenvolvimento de nosso
planeta (Gn 1.26).
2. O casamento como base
da civilização.
A civilização humana
teve início quando Adão recebeu Eva
como esposa (Gn 2.18-25). A partir daí,
não somente a família, mas a nação, o
povo e o Estado tornaram-se possíveis
(Gn caps. 5 e 10).
Portanto, sem o casamento, cujo
real modelo encontramos na Bíblia
Sagrada, a civilização humana seria
impossível. Aliás, até a própria Igreja de
Cristo, apresentada como a sociedade
perfeita, tem, no casamento bíblico, a
sua base espiritual, moral e emocional
(Ef 5.22-30).
3. A subsistência da civilização.
A Bíblia Sagrada apresenta o trabalho não como um fim em si mesmo, mas
como um meio à subsistência humana
(Sl 128.2; 2 Ts 3.10). Quer o homem
tivesse pecado, quer não, não poderia
escapar ao trabalho, pois o próprio
Deus é apresentado por Jesus como
um exemplo nessa área (Gn 2.1-3; Jo
5.17). Além disso, Deus criou Adão para
governar o mundo, uma atividade que
requer atenção e esforço concentrado
(Gn 1.26-28).
Após a queda, o trabalho humano
tornou-se um enfado, devido à enfermidade
do planeta (Gn 3.19; Jo 5.7;
Rm 8.19-22).
SÍNTESE DO TÓPICO I
A civilização humana é o conjunto
de realizações espirituais, morais,
sociais, materiais e econômicas da
vida humana num lugar.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-
-PEDAGÓGICO
Quando falamos de civilizaçãohumana também referimo-nos ao empreendimentohumano na história da
humanidade. Suas realizações espirituais,
culturais, políticas e econômicas.
A ordenança de Deus – “Frutificai” e
“Multiplicai” – pode ser traduzida por
“criai” famílias, igrejas, escolas, nações
etc. Nesse sentido, ao expor o conteúdo
desse tópico, é importante pontuar as
seguintes questões: Trabalhos como administrar
negócios, lecionar em escolas,
publicar jornais ou tocar em orquestras
podem ser considerados atividades que
glorificam a Deus? Qual a vocação de
Deus para a minha vida?
A partir dessas pontuações, demonstre
que tanto o nosso trabalho
profissional quanto o da igreja local
são vocações não excludentes, ou seja, que se originam do propósito inicial do
Gênesis: “Frutificai” e “Multiplicai”. Para
aprofundar mais esse assunto, sugerimos
a obra “Panorama do Pensamento
Cristão”, editora CPAD, págs.223-45.
II – CIVILIZAÇÃO E CONFLITO
Observemos, agora, como a inveja,
o homicídio, a poligamia e a desordem
social marcaram a civilização humana
desde o início.
1. Caim e Abel.
Os primeiros filhos de Adão dedicaram-se à subsistência básica da civilização humana: a agricultura e a pecuária. Caim fez-se lavrador
enquanto Abel, seu irmão, dedicou-se
ao pastoreio (Gn 4.2). Sem ambas as
atividades, a civilização torna-se inviável
(Ec 5.9; 2 Cr 26.10).
Foi na convergência de ambas as
atividades, que Caim, o agricultor, movido
por uma inveja maligna, matou Abel,
o pecuarista temente a Deus (Gn 4.8).
2. A cidade de Lameque.
Enoque (não confundir com o piedoso ancestral
de Noé) foi o nome da primeira cidade
fundada na terra. Estabelecida por Caim,
logo após este haver assassinado Abel,
a cidade de Enoque foi marcada pela
violência e pela banalidade quanto à
vida humana. Tanto é que Lameque, um
dos netos de Caim, matou dois homens
por motivos fúteis e, em seguida, celebrou
o seu duplo homicídio com uma
poesia (Gn 4.23,24).
Desde então, a violência vem
sendo celebrada em poemas, crônicas,
romances e filmes. Mas virá o tempo em
que os homens não mais aprenderão a
se matarem (Is 2.4).
3. A tecnologia.
Paralelamente à sua iniquidade, a civilização caimita, instalada na cidade de Enoque, experimentou grande progresso tecnológico,
econômico e artístico. Havia, ali, fabri-
cantes de tendas, criadores de gado,
metalúrgicos e músicos (Gn 4.20-22).
Do texto bíblico, inferimos que
havia mais progresso entre os filhos de
Caim do que entre os de Sete. Por esse
motivo, estes, seduzidos pela civilização
daqueles, vieram a afastar-se Deus
(Gn 6.1-3). A partir daí, a iniquidade
alastrou-se de tal forma na terra, que
o Senhor Deus decretou o juízo de toda
aquela civilização.
SÍNTESE DO TÓPICO II
Os diversos conflitos marcaram a
história da civilização humana.
III – O DEUS QUE INTERVÉM
NA CIVILIZAÇÃO
Criador e Senhor de todas as coisas,
Deus tem direito de intervir tanto na
biografia de cada um de nós, quanto na
vida das nações e na própria civilização.
Veremos, finalmente, que o Senhor
Jesus é a única esperança à civilização
humana.
1. A intervenção na biografia de
cada homem.
Deus interveio diretamente,
por exemplo, nas biografias
de Adão, Caim e Enoque (Gn 3.9; 4.6;
5.24). Ele assim o faz, não apenas para
disciplinar e punir, como também para
recompensar aos seus servos (Hb 11.6).
Indiretamente, o Todo-Poderoso
intervém através das autoridades por
Ele constituídas (Gn 9.6; Rm 13.1-14).
Deus não se limitou a criar o Universo,
nem nos abandonou após nos haver
formado. Ele continua a observar atenta,
justa e amorosamente todas as coisas
(Gn 11.5; Sl 50.21; Pv 15.3). E, sempre
que necessário, intervém. Se o Senhor
não agisse assim, a civilização humana,
como a conhecemos, não mais existiria.
2. A intervenção na história da
civilização.
No período da História
Sagrada, abrangendo o Antigo e o Novo
Testamento, Deus interveio diretamente
na civilização por ocasião do Dilúvio
e da Torre de Babel (Gn 6.7; 11.5). E,
desde então, vem o Senhor intervindo,
na História, por intermédio de reinos e
impérios, a fim de impor a sua vontade
soberana aos rebeldes e apóstatas (Jr
21.7; Is 45.1,13).
Vê-se, pois, que a intervenção
divina na civilização jamais foi interrompida.
De Adão aos nossos dias, o
Senhor sempre interveio na história
humana. Doutra forma, a humanidade
seria inviabilizada.
3. Jesus Cristo, a única esperança
para a civilização humana.
Às vezes, somos levados a pensar que o Senhor
Jesus veio a este mundo apenas para
salvar indivíduos. Todavia, o amor de
Deus não se limita às biografias, porque
Ele, amando o mundo de tal maneira,
enviou o seu Unigênito para salvar a
todos, inclusive a civilização e a História
(Jo 3.16).
Na Grande Comissão, somos instados
a evangelizar até aos confins
da Terra, pois o Evangelho de Cristo
redime tanto pessoas como povos e
civilizações (Mt 28.18-20). Chegará o
dia em que toda a Terra encher-se-á
do conhecimento do Senhor (Is 11.2).
SÍNTESE DO TÓPICO III
Em Cristo, Deus continua a intervir
na história humana.
CONCLUSÃO:
A única esperança para a civilização
humana é o Evangelho de Cristo. Por
essa razão, proclamemos a Palavra de
Deus a tempo e a fora de tempo, para
que não venhamos a ser destruídos.
Além do mais, o Senhor Jesus constrange-
nos a salgar e a iluminar a nossa
geração através de um testemunho
eficaz: somente a Igreja de Cristo tem
as propriedades do sal e da luz.
Que o nome de Cristo seja exaltado.
Lição 8 - O Inicio da Civilização Humana - EBD [Adultos] - 1° Trimestre de 2020.Lição 8 - O Inicio da Civilização Humana - EBD [Adultos] - 1° Trimestre de 2020.Lição 8 - O Inicio da Civilização Humana - EBD [Adultos] - 1° Trimestre de 2020.
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